domingo, 11 de outubro de 2009

Estudar, por que e para quê?





Sempre surge a pergunta, por que estudar?
Como se fosse preciso explicar o porquê.
Estudamos para aprender o que não sabemos
E através do estudo vamos buscar o conhecimento necessário.
Quando adquirimos saberes, ninguém nos tira, é eterno.
Hoje vivemos num mundo globalizado e rápido
Tão rápido, que a tecnologia chega nos atropelando
E se não quisermos ficar perdidos no tempo
Precisamos buscar formação, atualização dos fatos cotidianos,
Pois vivemos em uma sociedade competitiva e restrita,
Onde não só o conhecimento é avaliado, mas a formação adquirida.
Não importa a profissão acatada e sim a qualificação alcançada.
O estudo faz parte da especialidade que cada ser humano quer atingir.
Onde e com quem se busca este caminho, que não seja na escola?
Sim, tem vários meios para se alcançar nossos objetivo e metas de aprendizado,
Mas a escola é um caminho que pode nos dar sustentação e amparo,
Pois nela temos educadores comprometidos com o futuro dos nossos educandos,
Com o objetivo de prepará-los para a vida, mostrando a realidade do mundo lá fora.
É preciso saber que o estudo é o melhor investimento que o ser humano pode se dar,
Sem ele, não teremos “educação”, “qualificação”, “disciplina” e “conhecimento”.
Estudar, porque é preciso. Para quê? Para ter o que mostrar e provar a si mesmo!


 Como estudar?                                                                                   


Dicas:

  • Prepare o ambiente de estudo , pode ser no quarto, na sala, na cozinha, enfim, o lugar que você mais se sente à vontade , deixe o local com boa luminosidade e bem ventilado. 
  •  Ao interromper o estudo, deixe um sinal específico para retomar a aprendizagem exatamente de onde parou, sem perda de esforço nem de tempo.
  • Escolha cadeiras confortáveis, que, depois de horas de estudos, não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas. (Ficar deitado ou recostado na cama pode causar problemas posturais.) 
  • Acostume-se a estudar no mesmo local e no mesmo horário.
  • Evite movimentos e sons que tirem a concentração. Se possivel fique longe de conversas e evite barulhos repetitivos. Não é necessário se desligar totalmente do mundo, é só um método de ter uma melhor concentração.
  • Realize os estudos com duas intenções: aprender (primeiro objetivo) e recordar.
  •  Coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova e jamais utilizar o período da madrugada para estudar. Além de não haver concentração suficiente nesta hora, o aluno fica com sono e não presta atenção na aula do dia seguinte. O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. 
  • Inicie os estudos depois de pelo menos 10 minutos de relaxamento, período em que você deverá se concentrar em pensamentos. Pense sempre positivo. Não brigue com a situação.Tente entende-la da forma mais facil .
  •   Quatro horas é um tempo suficiente para se dedicar ao estudo em casa , mas se você precisar ficar um pouco mais de tempo para estudar para uma prova, nao se esqueça que, o seu cérebro também precisa descansar e depois de certo tempo entra em sobrecarga e o conteúdo literalmente “se esparrama” da sua cabeça, não fica nada. Portanto, sem exageros!
  • Evite fixar-se em algum conteúdo ou exercício difícil até chegar a uma resposta. Prefira seguir adiante, retomando esse tema complexo após ter passado por outros assuntos que possam ajudar a resolver o impasse.
  • O estudo diário ajuda a prevenir os desesperos de véspera de prova, já que estudando só no último dia você vai adquirir dúvidas alem de não gravar o conteudo. Mas, se você está com o conteúdo em dia e resolver dar uma revisada um pouco antes da prova, cuidado! As informações lidas por você nesse período poderão criar falsas associações e destruir o trabalho de um mês inteiro! Nesse tempo o melhor é relaxar, manter uma respiração calma e esvaziar a mente para que o conteúdo pedido nas questões flua naturalmente.
  • Elabore seus próprios exemplos , relacionando os conteúdos estudados. Pode ser até a associação de uma matéria com alguma música que você pode cantarolar até em um passeio no parque.
  • Aproveite o deslocamento em um ônibus ou o banho para repassar em sua mente o que foi estudado.
  •  Procure ler jornais e revistas e assistir a programas de rádio e TV. Se tiver Internet, realize pesquisas que possam servir como entretenimento e instrumento de aprendizagem.
  • E lembre-se que além de estudar é preciso reservar um tempo para o lazer e para praticar exercícios, que ajuda a eliminar a tensão do cotidiano e prepara o corpo para agüentar mais uma maratona de estudo.

 FONTE: piscólogos e professores especializados no assunto.